Encontro Nacional de Cineclubes

A XXIII edição

A XXIII edição do Encontro Nacional de Cineclubes tem como foco temático a promoção do cinema lusófono, criando um lugar comum de aprendizagem e discussão entre cineclubistas. Os vectores de actuação na execução deste projecto para dar resposta à temática do projecto serão a exibição cinematográfica, a formação especializada no campo dos direitos de autor e da comunicação cultural e a divulgação da actividade cineclubística da região sul de Portugal Continental, através de uma exposição.

Adicionalmente pretende-se motivar o trabalho dos criadores e investigadores da sétima arte lusófona com o Prémio António Loja Neves, em homenagem ao nosso co-fundador, distinguindo os novos intervenientes deste panorama.

Respondendo de forma secundária aos propósitos do Encontro de Cineclubes, pretende-se encetar a divulgação internacional do panorama cineclubístico junto de convidados internacionais, nomeadamente pela presença do Presidente da Federação Internacional de Cineclube e das Federações de Cineclubes de Espanha, Galiza, Catalunha, Marrocos, França e Itália. Objectivo terciário deste encontro é a partilha de experiências entre cineclubes que organizam festivais de cinema como é o caso dos festivais de Ao Norte - Encontros de Cinema de Viana e Festival Internacional de Cinema de Melgaço, Avanca, Coimbra - Caminhos do Cinema Português, Fike - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora e o Festival de Cinema de Sardenha organizado pelo Cine Clube de Saceri.

Realizar-se-á de 13 a 15 de Dezembro, em parceria com o Cineclube de Faro, na cidade de Faro.

{{ message }}

{{ 'Comments are closed.' | trans }}