Vido Lucem

VIDEO LUCEM - JÚLIO RESENDE E SALVADOR SOBRAL

Na noite de sábado o Encontro Nacional de Cineclubes desloca-se até Olhão para a participar numa das raras exibições O HOMEM DOS OLHOS TORTOS (1919) de Leitão de Barros e Luís Reis Santos. Este filme de 1919 será musicado ao vivo por JÚLIO RESENDE e SALVADOR SOBRAL.

ImgLoader2.ashxEste é um filme mudo de Leitão de Barros que nunca chegou a ser terminado. Tem por base o folhetim “O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho”, de Reinaldo Ferreira – mais conhecido como Repórter X -, publicado na edição vespertina do jornal O Século entre 1917 e 1918.
A história de mistério e crime era um estilo muito popular na época – não fosse ter ficado inacabado, este filme seria único no género em Portugal. Foram problemas financeiros que levaram à falência da produtora e ao abandono das filmagens, quando já estavam completos cerca de 70% da rodagem.
A cópia do filme que agora se exibe resulta de um trabalho de restauro, também ele criativo, por parte da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com a ajuda do texto original de Reinaldo Ferreira.
Nesta montagem, para completar as lacunas do filme, foram colocados cartões que explicam a ação em falta.

O acompanhamento ao piano de Júlio Resende (natural de Olhão), e a voz de Salvador Sobral farão desta sessão uma oportunidade ímpar de ver um filme guardado, e muito pouco exibido, como numa experiência de cinema vivo.

 

{{ message }}

{{ 'Comments are closed.' | trans }}

Organização

FPCC

Co-Organização

Cineclube de Faro

Apoios

Ipdj IpdjUalgCiacCc avancaCc avancaKoto StudiosOriginal FeaturesParadoxon Produções

Parceiros Média e Divulgação

Todooalgarve.com