Equipa & Contactos

O Encontro Nacional de Cineclubes é co-organizado pela Federação Portuguesa de Cineclubes e o Cineclube local da região em que este decorre. Na sua XXIV edição, decorrente na Curia, o nosso parceiro é o Cineclube da Bairrada, secção do Clube de Ancas. 

A organização pode ser contactada pelo email encc@fpcc.pt

António Costa Valente - Presidente

António Costa Valente  Doutorado em cinema, é docente nas universidades públicas de Aveiro, Vila Real e dirige o Departamento de Teatro e Cinema da ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Produziu e co-realizou a primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”. Como realizador e produtor, foi distinguido com mais de três centenas de prémios em festivais nos cinco continentes. Diretor do Festival de Cinema AVANCA desde 1997 (www.avanca.com) e da “AVANCA | CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação” desde 2010 (www.avanca.org). É editor do “International Journal of Cinema” (ISSN 2182-2158) e da também revista científica “Persona” (ISSN 2183-1149). Integra os corpos gerentes do Cine Clube de Avanca, da Academia Portuguesa de Cinema e Federação Portuguesa de Cineclubes, entre outros.

Carlos Campos Coelho - Vice-Presidente

Carlos Campos Coelho  Carlos Campos Coelho é professor na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (I. P. Tomar) onde criou e dirigiu o curso de licenciatura em Vídeo e Cinema Documental. É dirigente do cineclube espalhafitas, sócio da Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e da Livraria Ler Devagar. É vice-presidente da direcção da Federação Portuguesa de Cineclubes. Pertenceu à direcção da FPCC entre 2008 e 2014, período no qual foi editor da sua revista Cinema entre 2008 e 2012. Intervém em projectos artísticos, como o Animaio e Viagens Literárias.

Paulo Cunha - Vice-Presidente

Paulo Cunha

Paulo Cunha é Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre políticas públicas e modos de produção no Novo Cinema Português (1949-1980). Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. É membro integrado do LabCom,IFP, da Universidade da Beira Interior, e investigador colaborador do grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX, da Universidade de Coimbra. Integra a equipa do projecto “O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974)”.

É o actual Director do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior. É Coordenador do Grupo de Trabalho História do Cinema Português da AIM e do Seminário Temático Cinemas pós-coloniais e periféricos da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

É membro fundador e actual Secretário da Direcção da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Membro da NECS – European Network for Cinema and Media Studies. É programador dos festivais internacionais de cinema e média Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc, e do Cineclube de Guimarães. É Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes. Tem escrito diversos textos a apresentado trabalhos em áreas como história e teoria do cinema, cinemas em português, crítica do cinema e modos de produção.

Tiago Santos - Tesoureiro

Tiago Santos 

Colabora nos Caminhos do Cinema Português desde 2007 e no Centro de Estudos Cinematográficos desde 2009. Ajudou a criar o projecto pedagógico Cinemalogia ‘da ideia ao filme’, produzindo nesse âmbito oito curtas-metragens de ficção, documentário e animação seleccionadas em festivais de cinema internacionais.

Frequentou o Doutoramento em Arte Contemporânea e actualmente é Doutorando do Programa de Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação abrangem o branding, a tipografia, o design, a poesia concreta e a intermedialidade, investigando no presente momento a obra poética de Augusto de Campos do ponto de vista da arqueologia e expressividade da letra tipográfica.

Integra a Direcção da Federação Portuguesa de Cineclubes no biénio 2018-19.

Sócio da Associação Nacional de Designers, Cédula Profissional 314, e do Centro de Estudos Cinematográficos / AAC, n.º 666.

Leonor Pires - Secretária

Leonor Pires Leonor Pires é Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa com especialização em Anestesiologista. É dirigente do Cineclube de Tomar - Plano Extraordinário. Integra os corpos sociais da Federação Portuguesa de Cineclubes no biénio 2018/19.