O Primeiro Ministro da República Portuguesa

 António Costa

O Primeiro Ministro do Governo da República Portuguesa, António Costa

 A legitimação e divulgação da cultura cinematográfica no nosso pais e indissociável do movimento cineclubista, quer pela sua já considerável história, que remonta aos anos 1940, quer pelo seu contributo continuo para a formação de novos públicos.

Num contexto em que a exibição comercial e as formas tradicionais de ver cinema enfrentam grandes desafios, os cineclubes resistem e persistem, com o mesmo espirito de missão: diversificar a oferta cinematográfica, assente em critérios que não seguem a lógica comercial; incentivar o gosto e a reflexão em torno do cinema; sensibilizar o público para as artes e para o pensamento criativo.

Presentes em todo o território nacional, os cineclubes são espaços de dinamização cultural e de encontro que animam as comunidades envolventes. É também por isso que são tão importantes para o pais. Estou certo de que este XXIV Encontro Nacional servirá para promover a troca de experiências e maior cooperação, reforçando o movimento cineclubista. É de saudar que seja um espaço privilegiado para mostrar, ver e falar de cinema português. A todos, organizadores, participantes e cinéfilos, desejo o maior sucesso e grandes filmes.