Paulo Cunha

Paulo Cunha

 Paulo Cunha é Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre políticas públicas e modos de produção no Novo Cinema Português (1949-1980). Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. É membro integrado do LabCom,IFP, da Universidade da Beira Interior, e investigador colaborador do grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX, da Universidade de Coimbra. Integra a equipa do projecto “O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974)”.

É o actual Director do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior. É Coordenador do Grupo de Trabalho História do Cinema Português da AIM e do Seminário Temático Cinemas pós-coloniais e periféricos da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

É membro fundador e actual Secretário da Direcção da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Membro da NECS – European Network for Cinema and Media Studies. É programador dos festivais internacionais de cinema e média Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc, e do Cineclube de Guimarães. É Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes. Tem escrito diversos textos a apresentado trabalhos em áreas como história e teoria do cinema, cinemas em português, crítica do cinema e modos de produção.