Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva

 

Nuno Artur Silva

Secretário de Estado Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva

Em Portugal, a memória do cinema é inseparável da história do movimento cineclubista. Estes clubes desempenharam e continuam a desempenhar um papel fundamental na legitimação da arte cinematográfica e na divulgação e partilha do gosto pelo cinema. É, por isso, com enorme satisfação e particular interesse que saúdo a FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes, pelo trabalho desenvolvido em prol dos cineclubes portugueses e pela organização da XXIV Edição do Encontro Nacional de Cineclubes.

Os cineclubes são núcleos vivenciais de pessoas que partilham a paixão pelo cinema e a amplitude da sua história e dos seus momentos marcantes, promovendo e divulgando as diferentes cinematografias nacionais e internacionais e contribuindo para produção de festivais, mostras e formações.

Repartidos pelo país, representam uma forma dinâmica, única e particular de exibição e discussão em redor do cinema, numa lógica local e de proximidade, contrariando o centralismo da oferta cultural e permitindo o acesso a uma oferta cinematográfica mais vasta e enriquecedora. Criadores de um laço social, participam na divulgação da diversidade cinematográfica e na formação de novos públicos, enriquecendo as múltiplas organizações culturais locais e constituindo-se como elementos fundamentais da valorização territorial.

O movimento cineclubista português foi, sem dúvida, um dos alicerces dademocratização na Cultura, seja pelo seu papel enquanto lugar dedescoberta cinematográfica e espaço de convivialidade, de partilha e reflexão, seja pela tradição de resistência cultural e política e de oposição ao regime ditatorial.

Pela tradição que os cineclubes representam e pela sua dedicada persistência, quero reconhecer a importância destas iniciativas no panorama cultural português e dar os parabéns à Federação Portuguesa de Cineclubes e aos seus associados, por este inestimável labor em prol do cinema. Desejo, também, o maior sucesso ao Encontro Nacional de Cineclubes, um espaço de valorização e debate em redor da atividade cineclubista e do cinema.