Eugénia Pereira

Eugénia Pereira  

Maria Eugénia Pereira é professora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Possui um doutoramento, conferido pela Universidade de Aveiro, em Literatura Francesa, mas, desde então, tem feito investigação em Literaturas Francesa e Portuguesa, em Literatura Comparada e em Cinema. Foi coordenadora da linha de investigação “Perpetuum mobile: Poéticas da errância na literatura e na cultura” do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Na área do cinema, tem publicado alguns dos seguintes textos: «O Milagre segundo Salomé: duas visões poéticas, uma mesma realidade?», em António Costa Valente e Rita Capucho (Coord),  Avanca | Cinema 2011. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca; «La Belle et la Bête: a delicada alquimia do preto e do branco, do realismo e do mágico de Jean Cocteau», em António Costa Valente & Rita Capucho (Coord). Avanca | Cinema 2013. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca; «Um pícaro checo: Jan Dite, de Jiři Menzel”, em Carlos de Miguel Mora e Paulo Alexandre Pereira, Novas Andanças do Pícaro, Porto: Edições Afrontamento.

Apresentou múltiplas comunicações em conferências, seminários, congressos e outras realizações de natureza similar, no país e no estrangeiro, e publicou diversos estudos de natureza científica.